Como primeiro assunto, escolhemos compartilhar com vocês um pouco sobre o Símbolo da Contabilidade, falando sobre sua história e o significado de cada parte que o compõe.
O Símbolo da Contabilidade é o Caduceu, o qual é um bastão entrelaçado com duas serpentes, possui na sua parte superior um elmo alado com duas asas. A origem deste bastão vem de um Deus grego chamado de Mercúrio, que intervia diante da briga de duas serpentes as quais se enroscavam em seu bastão.
Cada elemento que compõe o Caduceu possui um significado e tem como intuito transmitir um valor para o profissional: Bastão, Elmo, Asas e as Serpentes.
- Bastão: expressa o poder de quem tem conhecimento da Ciência Contábil.
- Elmo: é uma peça de armadura antiga que protegia a cabeça. Expressa proteção contra os pensamentos baixos, desonestos e ruins.
- Asas: expressa a diligência, que seria a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão.
- Serpentes: expressa a sabedoria, o quanto se faz necessário estudar cada caso antes de tomar qualquer decisão.
Os Romanos entendiam o Caduceu como um símbolo de equilíbrio moral e de boa conduta. A Mitologia Grega diz que Mércurio era o deus mais ocupado e como presente recebeu o Caduceu que o motivava a seguir os preceitos corretos da Contabilidade.
"O bastão de Mercúrio passou a ser símbolo de tudo o que ele protegia. Para os contabilistas, o caduceu simboliza a proteção às riquezas e ao comércio, por meio de orientação, ética e zelo. Estilizado para a Contabilidade, encimado pelo capacete de Mercúrio, o caduceu revela a agilidade representada pelas asas."
Symon Oliveira.
Achei o posto muito interessante, sou calouro de Contabilidade e ainda não sabia o significado do simbolo.
ResponderExcluirMuito interessante o Post. Gostei muito, parabéns!
ResponderExcluir-Fernanda Mendonça