terça-feira, 19 de maio de 2015





                                      





 PARA QUEM NÃO ENTENDE NADA DE CONTABILIDADE, VAMOS EXPLICAR MAIS OU MENOS COMO FUNCIONA:

A Solteira é Crédito
A Casada é Débito
A Viúva é Ativo Imobilizado
A Cunhada é Provisão para devedores duvidosos
A Bonita é Lançamento
A feia é Estorno
A feia e Rica é Compensação
A Bonita e Rica é Lucro
A Ex-namorada é Saldo de Exercícios Anteriores
A Namorada é Resultado de Exercício Futuro
A Noiva é Reserva Legal
A Esposa é Capital Integralizado
A Vizinha é Ação de outras companhias
A Amante é Empresa coligada
As Operações Plásticas são Benfeitorias
As Gestantes são Obras em Andamento
As Que Dão Bola são Incentivos Recebidos
As Que Não São Viúvas, Casadas ou Solteiras são Contas a Classificar
As Que Muito Namoram e Não se Casam são Saldo à Disposição da Assembléia
As Que são Surpreendidas em Flagrante são Passivo a Descoberto
E a sogra pode ser classificada como... PREJUÍZO ACUMULADO!!!





Fernanda Carolina


Pesquisando bastante assuntos sobre a Contabilidade, encontramos um video super interessante falando um pouco sobre a historia da Ciências Contábeis, assistam e comentem o que acharam:



 


Symon Oliveira.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

A Importância da Nota Fiscal

Elemento muito importante na relação entre fornecedor e consumidor, a nota fiscal resguarda os direitos do consumidor, caso haja algum tipo de problema com o produto ou serviço contratado. Por isso, preparamos algumas orientações para que você não despreze este documento nas suas compras.

É frustrante adquirir algo e ter problemas futuros. A nota fiscal permite que o consumidor exerça seu direito a reparo e garantia do produto. O fornecedor é obrigado a entregar o documento e, se não o fizer, o consumidor deve exigi-la e sempre guardá-la com todo o cuidado, já que a nota é o comprovante da relação firmada entre as partes.

Caso a nota fiscal seja perdida, é possível utilizar o recibo da compra (ou cupom fiscal) para fazer valer seus direitos, se for necessária a reparação ou troca de um produto com defeito. Esses documentos devem possuir a identificação do bem adquirido e do fornecedor (razão social e CNPJ).

A nota fiscal não deve ser emitida apenas em compras de valor mais elevado. O fornecedor deve emiti-la em compras de produtos de qualquer preço. Porém, caso o valor seja abaixo de meia UFESP (R$10,62) o fornecedor só fica obrigado a fornecer nota se for solicitado pelo consumidor.
É importante lembrar que a venda de um produto sem nota é prática ilegal, mesmo se houver promessa de desconto.

Para acesso à mais informações acesse o site:  www.nfe.fazenda.gov.br

Fernanda Mendonça 

quarta-feira, 6 de maio de 2015

O Símbolo e seus significados

Como primeiro assunto, escolhemos compartilhar com vocês um pouco sobre o Símbolo da Contabilidade, falando sobre sua história e o significado de cada parte que o compõe.

O Símbolo da Contabilidade é o Caduceu, o qual é um bastão entrelaçado com duas serpentes, possui na sua parte superior um elmo alado com duas asas. A origem deste bastão vem de um Deus grego chamado de Mercúrio, que intervia diante da briga de duas serpentes as quais se enroscavam em seu bastão.
Cada elemento que compõe o Caduceu possui um significado e tem como intuito transmitir um valor para o profissional: Bastão, Elmo, Asas e as Serpentes.


  • Bastão: expressa o poder de quem tem conhecimento da Ciência Contábil.
  • Elmo: é uma peça de armadura antiga que protegia a cabeça. Expressa proteção contra os pensamentos baixos, desonestos e ruins.
  • Asas: expressa a diligência, que seria a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão.
  • Serpentes: expressa a sabedoria, o quanto se faz necessário estudar cada caso antes de tomar qualquer decisão.
Os Romanos entendiam o Caduceu como um símbolo de equilíbrio moral e de boa conduta. A Mitologia Grega diz que Mércurio era o deus mais ocupado e como presente recebeu o Caduceu que o motivava a seguir os preceitos corretos da Contabilidade.

"O bastão de Mercúrio passou a ser símbolo de tudo o que ele protegia. Para os contabilistas, o caduceu simboliza a proteção às riquezas e ao comércio, por meio de orientação, ética e zelo. Estilizado para a Contabilidade, encimado pelo capacete de Mercúrio, o caduceu revela a agilidade representada pelas asas."


Symon Oliveira.